Como conseguir boa saúde mental?

Nosso planeta está cada vez oferecendo mais e mais informações. E cada vez mais veloz… Logo vem a nossa cabeça: “Como fazer para manter a sanidade mental?” Pois consultamos os Experts do Portal Resolve para trazer uma luz aos nossos leitores em nosso Janeiro Branco.

Tentamos resumir neste post cinco elementos para cultivarmos em nossos dias. Você se reconhece como inseguro, procrastinador, perfeccionista ou hiperativo? Se disse sim pra algum destes, esse post é pra você!

O que é uma mente saudável?

A saúde mental envolve encontrar meios para crescer com seus pensamentos em vez de deixá-los controlar sua vida. Uma mente saudável prefere se mover através dos pensamentos negativos ou simplesmente aceitá-los antes que eles cresçam e lhe absorva. Ao contrário de muitos blogs, não pretendemos insistir obsessivamente em pensamento positivo, mas focar em como cultivar sua mente.

O que então é preciso?

Após consultar então nossos Experts, observamos alguns padrões e tendências quando analisamos o que está acontecendo. Baseado nestes, criamos uma lista com cinco pontos principais que podemos focar para cultivar a plenitude, satisfação e sucesso mental. Lembre-se, não são regras. Provavelmente seja muito raro aqueles que seguem todos os cinco pontos. No entanto, se conseguirmos trabalhar duas a três delas, já veremos um crescimento incrível.

  1. Calma:

A habilidade de acalmar sua mente quando sob pressão é crucial! Quando seus pensamentos estiverem por toda parte, fica muito difícil enxergar as coisas como elas realmente são. A calma virá quando ficarmos alertas quanto ao que está acontecendo de verdade e sobre o que estamos pensando. Com estratégias de metas e práticas de meditação por exemplo, podemos nos centrar novamente e reconhecer quando estamos superestimando detalhes insignificantes.

  •  Clareza:

Ter ideias claras sobre o que é importante pra você traz melhores chaves para lidar com suas indecisões. Liberamos muito espaço mental quando estamos certos de quem somos e do que queremos. Tenha clareza sobre suas prioridades, metas e valores! Dissolverá suas incertezas.

  • Compaixão:

Uma das maiores agressões às mentes, é a falta de compaixão para consigo mesmo. Quando estamos constantemente nos comparando com outros, pressionando para sermos perfeitos e duvidando de nossas próprias habilidades, a única certeza é de que estamos sabotando a nós mesmos. Compaixão nos fará aceitarmos a nós mesmos, configurar expectativas saudáveis e gerar confiança na jornada.

  •  Concentração:

Tratamos aqui do compromisso e dedicação para conosco! Vivemos na era da distração, o que faz tudo mais fácil de perder os trilhos do que é importante pra nós e até quem somos. Quando focamos no que é importante para os outros em vez de respeitar nossos limites, “bugamos”. Focar no que importa e usar nosso tempo nisso, permite que façamos progressos reais.

  • Coragem:

Coragem ajuda a iniciarmos as ações. Quando procrastinamos e evitamos tomar atitudes, paralisamos. Não significa partirmos desenfreados e sem responsabilidade! Na medida certa, nos ajuda a criar confiança, resiliência e força para avançar!

Esperamos poder contribuir com sua paz interior e ajudar nos seus projetos de vida. Lembre-se de que nunca está sozinho. O Portal Resolve- Expert Live tem sempre um profissional disposto a lhe ajudar. Comente o que achou! Ajude-nos a acrescentar algo que sentiu falta ou experiências suas. Vai estar ajudando o próximo!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *