O que seria estilo de vida saudável afinal de contas?

Inúmeros estudos apresentam cinco principais pontos fundamentais para reconhecer um estilo de vida como saudável. Todos eles apresentaram grande impacto no risco de morte prematura. São eles:

  1. Dieta saudável: Foi calculada baseada na predominância da ingestão de alimentos saudáveis, como vegetais, frutas, grãos integrais, gorduras saudáveis e fartura em ômega-3. A retirada de alimentos processados, açúcar, gorduras trans e sódio se mostram de imensa relevância.
  2. Atividade física: Os níveis esperados como ideiais são os que mantêm ao menos 30 minutos por dia com intensidades moderadas a vigorosas.
  3. Peso corporal: Define-se como ideal o IMC (índice de massa corpórea) entre 18,5 e 24,9.
  4. Fumo: Não há quantidades saudáveis possíveis pelos estudos.
  5. Consumo de álcool moderado: Propõe-se o máximo entre 5 a 15g por dia para mulheres e 5 a 30g para homens. Geralmente, um drink contem cerca de 14g de álcool puro, dependendo se for de natureza fermentada ou destilada.

A adoção desses hábitos saudáveis faz muita diferença. De acordo com análises, as pessoas que atendem estes hábitos tiveram uma longevidade significativamente maior (14 anos mulheres e 12 anos homens). Dentre os que não adotaram os hábitos, as mortes precoces ocorreram principalmente por câncer e doenças cardiovasculares. Interessante também saber que, caso seja adotado apenas um deles (qualquer um), já há impacto em aumento de 2 anos na sobrevida de mulheres e homens.

Se sabemos disso, qual nosso problema? Bem, muitos são os fatores que atrapalham essas atitudes. Pouco se investe em campanhas de saúde em relação ao gasto com medicamentos e até cirurgias plásticas. Muitas vezes preferimos tomar uma vitamina industrializada a comer frutas com ela. Também há muita pressão da indústria de bebidas, tabaco, ultraprocessados, fastfood… Informação e campanhas de conscientização seriam muito úteis para melhorar estes resultados.

Precisa de ajuda para uma vida saudável? Baixe grátis o APP do Portal Resolve – Expert Live e encontre nutricionistas, treinadores, médicos e muitos outros especialistas capazes de ajudar!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *