Pandemia empobrece Classe Média

COMO A PANDEMIA AFETOU A CLASSE MÉDIA

Percentual de brasileiros na classe média caiu de 51% em 2020 para 47% em 2021, segundo estudo do Instituto Locomotiva. Levantamento estima que cerca de 4,9 milhões de famílias caíram para a classe baixa no último ano.
O percentual de 47% foi calculado a partir de projeções e análises estatísticas do Locomotiva com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa considera como classe média famílias com renda mensal per capita (por pessoa) entre R$ 667,87 e R$ 3.755,76.
O que a pandemia fez foi exaltar ainda mais os inúmeros problemas sociais já vividos pelo Brasil, levou parte da população para condição de extrema pobreza, reduziu ainda mais os recursos da chamada classe baixa, e levou a classe média ao seu menor número em 10 anos, fato é que nenhuma das classes acima tinha renda de emergência ou recursos vastos, mesmo com os auxílios do governo ficou praticamente impossível manter as contas em dia, uma vez que a família toda estando em casa as despesas com alimentação, energia e água também aumentaram.
Uma pesquisa de opinião realizada pelo Locomotiva mostra que 6 de cada 10 brasileiros da classe média tradicional afirmam que a renda diminuiu no último ano. Desse recorte, 19% das famílias estão sobrevivendo com metade ou menos da sua renda pré-pandemia.
Ainda de acordo com o levantamento, 58% da classe média afirma que recorreu a bicos, vendeu algum bem ou abriu um negócio para obter renda extra após a chegada da pandemia. Mais endividados, 71% disseram ter ao menos uma conta em atraso. Na média, são 4,6 contas em atraso entre os inadimplentes.
O levantamento ouviu 1.620 pessoas, nos dias 21 e 22 de março, em 72 cidades em todos estados do país.
Entre os brasileiros de classe média entrevistados, 35% dos não conseguiram manter a doméstica ou a babá, 23% abriram mão ou perderam o plano de saúde e 18% daqueles que pagavam escolas particulares transferiram os filhos para escolas públicas.
Atitudes que impactaram diretamente as classes menos favorecidas, que perderam seus empregos, e se viram em uma situação ainda pior, sem trabalho, sem recursos e consequentemente sem expectativa o que leva o Brasil a 10 passos atrás no desenvolvimento.
É preciso trazer de volta a expectativa, auxiliar na questão da empregabilidade, tornar educação e saúde acessível para todos.
É isso que o Portal Resolve tem como objetivo, ser uma plataforma para prestação de serviços online, onde o profissional possa atender garantindo renda extra, e o usuário possa encontrar atendimento a preço justo.
Baixe o aplicativo, venha ser atendido ou atender na melhor plataforma de prestação de serviços online do Brasil.
.
.
Referência: https://g1.globo.com/…/classe-media-encolhe-na-pandemia… 

PARA SABER MAIS SOBRE COMO A PANDEMIA AFETOU A CLASSE MÉDIA FINANCEIRAMENTE

CLIQUE AQUI e baixe nosso aplicativo no seu celular ou AQUI e entre em contato. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *